Na ultima semana que deu um show de streaming foi o Macondo Coletivo, que transmitiu o Festival Macondo Circus, realizado em Santa Maria.
Assista alguns vídeos provenientes da transmissão.
1 - Móveis - Entrevista + Uma faixa ao vivo
Caros espectadores, a Cubo Vídeo trás mais uma atualização da TV Cubo. O vídeo da vez é uma cobertura do Festival Bananada, que acontece anualmente em Goiânia Rock City, em 2009 as datas foram 22, 23 e 24/05.
O programa apresenta o festival em termos gerais, com depoimentos dos organizadores, produtores, imprensa e bandas convidadas. Traçando um pequeno paralelo da cena de Goiânia, todas entrevistas foram realizadas na arena do Bananada, o Martim Cererê. O Martim é uma estrutura formada por duas antigas caixas d'água, onde dentro de cada uma tem um palco, o local tem acústica perfeita e área externa bem ampla, como poderão ver no vídeo.
Trazemos junto com o vídeo o Check List de Cubo Cards do programa, ao todo 6 pessoas trabalharam em sua produção, o que resulta em 800 Cubo Cards investidos, para conferir o check clique aqui.
Como já havíamos dito em outros veículos de comunicação do Cubo, estamos recebendo integrantes do projeto Ponto Brasil. Nos últimos dias 7 e 8 Paulo Tavares e Eduardo Benaim, ministraram oficinas de produção e roteiro, respectivamente.
Breve recapitulação, Ponto Brasil: Programa da TV Brasil de produção colaborativa, serão 26 edições temáticas preenchidas por vídeos realizados em todo país, cuiabá entrou na rota de produções, através de contato do Ponto Brasil com o Espaço Cubo.
No oficina mencionada acima iniciamos a construir roteiros, na verdade MOCs. MOC significa Modelo de Organização de Conteúdo, uma nova espécie de roteiro, onde pessoas podem ir comentando tópico a tópico do que o criador inicial fez e esse aceita ou não as sugestões.
Depois do MOC pronto vem a vez do MOP, que é o Modelo de Organização de Produção, conta com formulários bem bacanas de sistematização de informações, para mais informações sobre o projeto em geral acesse o site www.pontobrasil.org.br, para conhecer e/ou participar da edição cuiabana entre em contato através do email cuboatendimento@gmail.com.
No post sobre o documentário do Cubo cito o inicio da organização do Audiovisual Fora do Eixo, agora venho retomar esse assunto. O debate vem avançando, não só esse, mas o de artes extra-música em geral, outro segmento que está realizando atividade parecida é a arte digital, com os designers dos coletivos.
Apresentamos aqui um mapeamento de web tvs do Circuito Fora do Eixo, realizado pela Cubo Vídeo, a quantidade de canais impressiona, são 18 tvs alternativas ao todo. Esse mapeamento é o primeiro passo para seguirmos adiante com a discussão do setor, pois precisamos saber qual é a nossa força de trabalho disponível para planejar onde podemos chegar com isso, não adianta dar passo maior que a perna e é besteira dar menor.
O mapeamento acabou de ser lançado no grupo de discussão do Circuito, confira ele clicando aqui. Conforme o debate continuar vamos atualizando vocês.
Você deixa outras pessoas usarem seu computador no trabalho? Se sim, vai entender o que estou falando. Sabe aqueles dias que liga o computador e diz, "ué trocaram minha máquina?", ou "tiraram todos arquivos de todas as pastas e colocaram no desktop?". Pois é, situações desesperadoras como essas também são produtivas, coisas novas aparecem, são novos horizontes (e gb) na vida de um internauta.
Ontem buscando arquivos de vídeo no pc encontrei esse da reunião de planejamento antes do Grito Rock, em que a galera está falando da gravação da coletânea Hell City, o Pablo (Cubo Planejamento) dá uma contextualizada massa no que está acontecendo e o Lopes (Estúdio Riff) faz uma piadinha bacana, mereceu entrar no programa, além disso você também vê um trechinho do ensaio do Macaco Bong, com os mbs falando da relação das bandas com o Cubo Card. Finalizamos o programa com o quadro Objeto Perdido, que no caso foi encontrado no computador do Ney (cubo comunicação/Macaco Bong), nele aparece Pablo Miazawa, da Rolling Stones, falando sobre a indicação do Macaco como melhor disco nacional do ano, pela revista.
Para assistir só clicar no play aí em cima e para ver quantos Cubo Cards custou só clicar aqui!
O circuito é estimulante, um coletivo integrado avança num ponto e todos os outros ganham gás para crescer também, isso seja na utilização de moedas complementares (como o caso do Coletivo Goma, que acaba de imprimir o Goma Card seguindo a experiência do Cubo Card), ou no recente vídeo de apresentação do Coletivo Mundo, de João Pessoa, que resultou num debate de que todos os pontos deveriam ter um documentário ou algo similar para apresentar seus trabalhos e que isso futuramente sirva de conteúdo para um vídeo sobre o Circuito Fora do Eixo.
Outro fator levantado foi a utilização de web tvs, que está crescendo cada vez mais, os principais coletivos já tem as sua e os outros estão correndo atrás, para que montemos a Web TV Fora do Eixo com programas diários, futuramente.
Bom, agora falando do documentário do Cubo, estamos em fase de pesquisa e estruturação do roteiro, o Doc deverá mostrar todos setores do instituto, as ações que desenvolve, suas parcerias e ainda levantar algumas histórias remotas desses 6 anos de existência.
Nesse post apresentamos o levantamento de fitas de vídeo do acervo Cubo, até o momento são 130, nos formatos Mini DV, Hi8 e VHS C, trazendo imagens dos Atos, antigas sedes do Cubo, gravações de festivais pelo país, enfim, um mundo de coisas. Para ver o mapeamento é só clicar aqui.
Opa! Produções novas na área, nesse post duas são apresentadas, o segundo Programa Fora do Eixo, com um junta de programas dos coletivos Fora do Eixo e um Pacotinho de SEDA, mostrando o que rolou na 3° Semana do Audiovisual, no fim de 2008.
Assista o segundo programa FE clicando no link abaixo:
Nessa edição entraram conteúdos da TV Cufa, Hell City, Retomada e Massa Coletiva, quem faz a edição do material é a Cubo Vídeo, para acessar o Check List de Cubo Cards do Programa clique aqui.
Lembra da SEDA, então, editamos um videozinho mostrando um pouco do que rolou durante a semana, só clicar aí em baixo pra ver;
Para acessar o Check List de Cubo Cards do vídeo clique aqui.
Lembro de quando saiu a notícia de que a MTV não exibiria mais vídeo clipes, pelo menos não tantos como antes, esses ficariam restritos a internet enquanto os programas deles (à lá Mtv americana) preenchiam a programação.
Pois é, estava na cara que isso não funcionaria, então a emissora dá um passo para trás e resolveu se abrir de novo pros clipes, prova disso são as 14 horas diárias de MTV Lab, programa que exibe clipes ininterruptamente.
Outra coisa bacana é que o canal também está solicitando o envio de produções independentes, ou seja, não só voltaram atrás, mas também está se abrindo mais pra música alternativa, também pudera, com toda a movimentação que vem sendo criada, eles tem mais é que dar espaço pra quem tá trabalhando duro.
Ficou com vontade de mandar o material da sua banda? A Cubo Vídeo está organizando uma coletânea de clipes locais para serem enviados, para participar basta trazer o seu clipe em dvd pra gente!
Mais informações: cubovideo@gmail.com