Por Thiago Dezan
Da Cubo Vídeo
Foto por Vitor Torres do Movimento Panamby
O Calango na Escola é um das atividades que mais gosto, nosso primeiro contato foi em 2007, o projeto foi mais tímido, chegando a 5 escolas, mas sendo bem executado e representativo praquelas instituições.
A inserção audiovisual era noturna, com mostras de vídeos independentes. Ali os estudantes do ensino médio, foco do projeto, tinham contato com um material ainda inédito naquele contexto.
Me lembro que passei uma semana mergulhado na atividade mais empolgante que já havia feito na escola e o que é mais interessante, sem fazer parte dela. O melhor são as escolas de periferia, os jovens tem anseio por conhecimento e tem uma visão bem mais próxima da realidade alternativa do que os alunos de escolas particulares.
Na primeira etapa do Calango na Escola desse ano visitamos 10 escolas, e cada uma dessas foi selada como o Ponto Calango de Produção Cultural, na oficina de audiovisual Monte Sua TV, parte do Calango in Vídeo, recebemos mais de 100 alunos, e deixamos cada escola com um canal de televisão na internet.
Participaram da produção da oficina membros da Próxima Cena, Volume e Movimento Panamby, a estrutura utilizada para realização da mesma foi cedida por esses coletivos, além do MISC – Museu da Imagem e do Som de Cuiabá, grande parceiro das produções audiovisuais alternativas.
Basta clicar para acessar o check list de Cubo Cards empreendidos na ação.
domingo, 22 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário